You are currently viewing Uma em cada quatro pessoas terá algum tipo de perda auditiva

Uma em cada quatro pessoas terá algum tipo de perda auditiva

Uma em cada quatro pessoas terá algum tipo de perda auditiva

Dia 3 de março é comemorado o Dia Mundial da Audição. Você sabia que uma em cada quatro pessoas sofrerá algum grau de perda auditiva? Segundo o primeiro Relatório Mundial sobre Audição da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em fevereiro de 2021, quase 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo passará por isso até 2050.

E pelo menos 700 milhões dessas pessoas precisarão de acesso a cuidados auditivos e outros serviços de reabilitação, a menos que medidas sejam tomadas.

PAIR

A doença auditiva relacionada ao trabalho é geralmente conhecida como Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). Entretanto, sabe-se que muitos casos de adoecimento auditivo provocado pelo trabalho são decorrentes de outros fatores causais, como a vibração, calor e substâncias químicas, embora muito comumente o risco físico (ruído) seja o mais atribuído à perda auditiva.

A PAIR é provocada pela exposição prolongada ao ruído. É uma perda auditiva do tipo neurossensorial, geralmente bilateral, irreversível e progride com o tempo de exposição ao ruído (CID 10 – H 83.3).

A maior característica da PAIR é a degeneração das células ciliadas do órgão de corti (ouvido interno), para qual não há tratamento eficaz e não há possibilidade de melhora mesmo após o afastamento ao trabalho (protocolo de PAIR/MS, 2006), tanto que a Justiça definiu regras para aposentadoria especial ao trabalhador exposto ao ruído. Leia mais: https://redflag.adm.br/justica-define-regras-para-aposentadoria-especial-de-trabalhador-exposto-a-ruido

Portanto, a perda auditiva relacionada ao trabalho é considerada uma das doenças mais frequentes na população trabalhadora estando presente em diversos ramos de atividade entre eles a siderurgia, metalurgia, gráfica, têxtil, construção civil, agricultura, transportes, telesserviços e outros.

São sinônimos: perda auditiva por exposição ao ruído no trabalho, perda auditiva ocupacional, surdez profissional, disacusia ocupacional, perda auditiva induzida por níveis elevados de pressão sonora, perda auditiva induzida por ruído ocupacional, perda auditiva neurossensorial por exposição continuada a níveis elevados de pressão sonora de origem ocupacional.

A RED FLAG possui uma equipe técnica constituída por engenheiros, técnicos de segurança, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, técnicos de enfermagem do trabalho especializados na gestão integrada de programas de segurança, todos envolvidos na promoção de prevenção, saúde e bem-estar dos colaboradores.

Para mais informações entre em contato:

(19) 2127-3326
redflag@redflag.adm.br
www.redflag.adm.br

Se faz bem, a gente faz!